Reflexão Della Morena (28/07/2021)

Desafios Presunçosos

  • Publicado: Núcleo Digital - 28/07/2021

Certa menina sentia-se extremamente humilhada diante das primas mais abastadas. E dentro do seu coração acalentava um sonho. Ter condições suficientes para se igualar a elas ou até superá-las.

Nenhuma outra ideia a consolava. Ser meiga, delicada, amiga que são qualidades superiores a qualquer fortuna, não representavam tanto para ela como andar bem vestida, ter joias caras, viajar, como faziam as primas que eram ricas.

Há cerca de um ano essa garota ganhou do tio uma bezerrinha, que agora estava adulta e com uma cria. O pai da menina prometeu-lhe que aos sábados lhe daria o leite de sua vaca, para que ela o vendesse e ficasse com o dinheiro.

Essa proposta foi o primeiro lampejo de esperança. Chegado o sábado ela se arrumou e tomando a bilha de leite, equilibrou-a na cabeça e rumou para o mercado.

Enquanto caminhava estrada afora com destino a cidade, a garota fazia cálculos e elaborava planos, antegozando o prazer de um dia poder aproximar-se das primas, exibindo suas roupas finas e jóias caras, assim como também sapatos de pelica.

Assim pensava: Vendo o leite por cinco sábados a fio e com o resultado poderei comprar ovos que serão chocados. Ao fim de uns seis meses, aproximadamente, poderei vender cerca de 30 frangos, conservando em casa igual quantidade de galinhas poedeiras.

Um pouco mais tarde, adiciono o dinheiro do leite ao resultado da venda dos frangos, e mais algumas dúzias de ovos que venderei por semana e terei o suficiente para comprar uns dez ou mais porquinhos, que depois de bem cevados deverão render o suficiente para se adquirir garrotes.

O preço do arroba de carne está bem alto e, esperando que eles ganhem bom peso, poderei vendê-los a um frigorífico que só compra à vista...

Bem, chegando a esse ponto terei conseguido recursos capazes de provar as minhas dignas primas que querer é...

Antes, porém, de concluir o ápice do seu pensamento que simbolizava o seu grande triunfo e a sua maior vitória, a menina tropeçou num pequeno amontoado de areia e foi ao chão. Na queda, a bilha de leite espatifou-se, entornando ali mesmo na estrada o início de um plano tão arrojado.

A incerteza sobre o amanhã deve se constituir num fator que não nos permita esquecer do quanto dependemos de Deus.

Elaborar alvos arrojados, confiando nas próprias habilidades, sem levar em conta os desígnios de Deus, é, sem dúvida, uma demonstração de presunção no seu mais alto grau.

É bastante provável que nas pretensões e nos sonhos de muitos nada exista que se constitua em desagravo ou insulto a Deus, todavia, ainda que eles sejam altruístas e nobres, é necessário manter-se a mais profunda dependência de Deus para a conquista deles.


Image