Reflexão Della Morena (03/07/2020)

A frustrada decisão dos carangueijos

  • Publicado: Núcleo Digital - 03/07/2020

Houve certa vez uma reunião muito importante no fundo do mar. Era a reunião dos caranguejos. O mais velho dos caranguejos a havia convocado, para tomarem, segundo o que ele pensava, uma decisão muito importante.

Vieram caranguejos de todos os mares, desde mares pequenos e águas tranqüilas, até aqueles que vinham dos oceanos mais agitados. Até aqueles que viviam nos rios mais contaminados mandaram o seu representante. A reunião começou pontualmente.

O líder pediu a palavra e disse:

- Meus amigos, viemos fazendo algo que tem se constituído como um péssimo exemplo para o resto.... É um costume que temos que mudar.

Muito preocupados todos o olhavam com curiosidade. Um jovem caranguejo de água doce não pode reprimir a curiosidade, e perguntou: - e qual é este costume? Por que acredita que é um mau exemplo para o resto...?

O caranguejo ancião respirou fundo. Muito preocupado tomou a palavra novamente e continuou: - o direi sem rodeios. Devemos deixar de andar para trás. Todos nos usam de exemplo negativo e falam de nos como retrógrados.

Um caranguejo vermelho que vinha de muito longe, dando-se conta do sério problema perguntou: - e o que propõe para remediar o péssimo exemplo que damos?

O caranguejo líder continuou: - serei realista. Para nós já é muito difícil mudar. Mas para os caranguejos pequenos será mais fácil. Eu proponho que as suas mães lhes ensinam a andar para frente.

Os caranguejos se emocionaram com a sinceridade com que havia lhes falado, e concordaram com entusiasmo a proposta. Desta forma ficou instituído que todos os caranguejos que nascessem deste momento em diante, seriam instruídos por suas mães para caminhar para frente.

Cada um voltou para seu lar. E as mães começaram a ensinar aos seus pequenos. Guiaram com amor suas patinhas, primeiro uma para frente depois a outra. Insistiram na nova forma de avançar. Os pequenos tentaram seguir as instruções, ainda que fosse muito difícil e complicado. Mas com sinceridade trataram de fazê-lo.

No entanto aconteceu algo curioso. Suas mães lhes diziam como deviam caminhar, mas elas mesmas e todos os outros caranguejos continuavam a caminhar para trás como sempre.

- "Como é que eles fazem uma coisa e me ensinam outra?" disse um pequeno muito estudioso.

Os demais concordaram. Alguns pensavam que era uma brincadeira que eles queriam jogar, outros diziam que deveria ser mais fácil caminhar para trás, por isso os outros o faziam.

Em vista da insurgência, tiveram que convocar outra uma nova reunião de caranguejos.

- "A norma que propus não funciona", admitiu o caranguejo líder que sempre dizia a verdade.

E continuou:

- "E não funciona por que não predicamos com o exemplo e o certo é que não podemos pedir para os outros, que façam o que nós não fazemos".

A história diz que esta é a razão pela qual os caranguejos seguem andando para trás. E a lição que aprendemos com esta simpática estória, nos ensina que os outros prestam mais atenção ao que fazemos, que ao que dizemos. E é uma verdade que devemos aprender.

Image