Reflexão Della Morena (19/11/2020)

A Tartaruga Tagarela

  • Publicado: Núcleo Digital - 19/11/2020

Era uma vez uma tartaruga que vivia em um lago com dois patos. Ela adorava a companhia deles e conversava com eles até cansar. A tartaruga gostava muito de falar e sempre tinha algo a dizer.
Os três tiveram muitos anos de feliz convivência, até que uma longa seca esvaziou o lago em que viviam. Os dois patos viram que não podiam continuar morando ali e resolveram voar para outra região mais úmida.
E foram dizer adeus à tartaruga.

– Oh, não, não me deixem! – Suplicou a tartaruga. – Levem-me com vocês, senão eu morro!
– Mas você não sabe voar! – Disseram os patos. – Como é que vamos levá-la?
– Levem-me com vocês! Eu quero ir com vocês! – Implorava a tartaruga.

Os patos ficaram com tanta pena e começaram a pensar em como poderiam ajudar a tartaruga. Por fim, tiveram uma ideia.

– Pensamos em um jeito que deve dar certo – disse um dos patos. – Mas isso só dará certo se você conseguir ficar quieta por um longo tempo.
– Cada um de nós morderá uma das pontas de uma vara e você morderá no meio – começou a explicar o outro pato. – Assim, podemos voar bem alto, levando você conosco. Mas cuidado: lembre-se de não falar! Se abrir a boca, estará perdida.

A tartaruga prometeu não dizer palavra, nem mexer a boca; estava agradecidíssima! Os patos trouxeram uma vara curta bem forte e morderam as pontas; a tartaruga abocanhou bem firme no meio. Então os patos alçaram voo, suavemente, e foram-se embora levando a silenciosa carga.

Quando passaram por cima das árvores, a tartaruga quis dizer "Como estamos alto!", mas se lembrou de ficar quieta. Quando passaram pelo campanário da igreja, ela quis perguntar "O que é aquilo que brilha tanto?" mas se lembrou a tempo de ficar calada.

Quando passaram sobre a praça da aldeia, as pessoas olharam para cima, muito espantadas. – Olhem os patos carregando uma tartaruga! – gritavam. E todos correram para ver.
A tartaruga bem quis dizer: "E o que é que vocês têm com isso?".

Mas, novamente, não disse nada. Ela escutou as pessoas dizendo:
– Não é engraçado? Não é esquisito? Olhem! Vejam!

E ela começou a ficar zangada, mas ainda de boca fechada.


Image