Reflexão Della Morena (25/11/2020)

Parábola do Mau Rico

  • Publicado: Núcleo Digital - 26/11/2020

Havia um homem rico, que se vestia de púrpura e de linho e que se tratava magnificamente todos os dias. Havia também um pobre chamado Lázaro, estendido à sua porta, todo coberto de úlceras, que quisera se saciar com as migalhas que caiam da mesa do rico, mas ninguém lhes dava e os cães vinham lamber-lhe as feridas. Ora, aconteceu que esse pobre morreu e foi levado pelos anjos ao seio de Abraão. O rico morreu também e teve o inferno por sepucro.

E quando estava nos tormentos, levantou os olhos para o alto e viu ao longe Abraão e Lázaro no seio, e gritando disse essas palavras:
- Pai Abraão, tende piedade de mim e enviai-me Lázaro, a fim de que ele molhe a ponta do seu dedo na água para me refrescar a língua, porque eu sofro tormentos extremos nesta chama.

Mas Abraão lhe respondeu:
- Meu filho, lembrai-vos que haveis recebido vossos bens em vossa vida e Lázaro não teve senão males, por isso ele está agora na consolação e vós nos tormentos. Além disso, há para sempre um grande abismo entre nós e vós. De sorte que aqueles que querem passar daqui para vós não o podem, como ninguém também pode passar para aqui do lugar em que estais.

O rico lhe disse:
- Eu vos suplico, pois, pai Abrahão, enviá-lo à casa de meu pai, onde tenho cinco irmãos, a fim de que lhes ateste estas coisas, de medo que eles venham também para este lugar de tormentos.
Abrahão lhe replicou:
- Eles tem Moisés e os profetas; que os escutem.
- Não, disse ele, pai Abrahão, mas se alguns dos mortos procurá-los, eles farão penitencia.

Abrahão lhe respondeu:
- Se eles não escutam Moisés nem os profetas, não crerão mais do que neles, quando mesmo algum dos mortos ressuscitasse.

Não se aflija por antecipação, porquanto, é possível que a vida resolva o seu problema, ainda hoje, sem qualquer esforço de sua parte.


Image