Reflexão Della Morena (02/12/2020)

O Concurso

  • Publicado: Núcleo Digital - 03/12/2020

Certa professora promoveu um concurso de desenhos. Aquele que fosse mais bonito seria o vencedor. Dois concorrentes, também vizinhos, esperavam o resultado ansiosamente. Mauro, despretensioso e altruísta, ficou entusiasmado com o motivo apresentado por Paulo, enquanto este desviou o olhar no momento em que se exibia o desenho do colega. A classe escolheu o de Mauro. Paulo, magoado, não quis mais falar com ele.

Porém, Mauro não podia crer que o colega romperia a amizade entre os dois, só porque não vencera o concurso. Por isso, dependurando-se no muro, o chamou, dizendo:

- Paulo, vamos jogar futebol de botões? Faremos nossos deveres depois.
- Não posso. Vou consertar meu carrinho - respondeu Paulo, secamente.
- Ah. Vou ajudá-lo a fazer isso - concordou Mauro, alegremente.

Os dias passaram. A prefeitura mais tarde também lançou um concurso entre as escolas sobre a flora brasileira. Foi um alvoroço. Leituras e pesquisas eram feitas pela criançada e, novamente, Mauro e Paulo foram inscritos. Mas, antes do resultado sair, a família de Mauro viajou para o exterior e ele pediu a Paulo que o notificasse sobre o resultado, já que se ausentaria.

Certa tarde, o locutor da emissora local pedia o auxílio de colegas, a fim de localizar o autor do desenho "Vida na Terra", classificado em primeiro lugar. Paulo sabia que era de Mauro, mas silenciou-se. Afinal, o seu trabalho também era bom e Mauro poderia perder dessa vez, pois ganharia uma bolsa de estudo.

Mauro não precisará saber disso. Ora, se ele estivesse tão interessado na vitória, não se esqueceria de colocar o nome no trabalho – era o argumento de Paulo para si mesmo.

Entretanto na noite do dia seguinte, depois de saber que ele não ficara em segundo lugar, adormeceu revoltado e cheio de rancor. Sonhou então que ouvia uma voz que o reprovava, dizendo:

- Seja honesto e não invejoso. Você sabe quem é o vencedor e o prêmio não lhe pertence. Ele não é e nem será seu; portanto, revele o nome do colega.

Na véspera do dia decisivo, Paulo não se conteve. Vencendo o egoísmo e a inveja, foi a emissora e disse quem era o autor do desenho. Assim, foi que Mauro obteve o primeiro lugar! Venceu mais uma vez!


Image