Reflexão Della Morena (16/12/2020)

Vencendo a Tentação

  • Publicado: Núcleo Digital - 17/12/2020

Para que o filho único pudesse estudar, certo pai precisou trabalhar com afinco por longos anos. Concluindo o segundo grau, o jovem rumou para um grande centro, onde depois de aprovado nos exames vestibulares iniciou o curso de ciências econômicas. O moço cuidava para não ser demasiadamente pesado para o velho pai. Assim, durante os anos vividos longe do lar, esteve sempre atento aos conselhos do pai: agir com respeito, decência e honestidade.

Os anos passaram e o jovem finalmente concluiu, com brilhantismo e distinção, o seu curso. Agora já formado, arrumou as malas e feliz retornou para junto dos pais, cheio de reconhecimento e gratidão.

Uma conceituada firma comercial o contratou logo para trabalhar na empresa. Sentiu-se feliz e compensado, vendo nesse primeiro emprego também a possibilidade de devolver aos pais, especialmente, ao menos uma parcela do muito que lhe fizeram ao longo dos anos de preparo. No seu segundo mês de trabalho, certa tarde, o gerente ordenou que ele efetivasse os lançamentos contábeis de tal forma que a empresa escapasse ao pagamento de um pesado imposto que, por certo, abalaria em muito o seu superavit. Prometeu-lhe ótima recompensa, argumentando, para justificar os termos do arranjo:
- Estamos lhe prometendo essa respeitável gratificação, porque sabemos das suas lutas e dificuldades...

- De fato, por várias razões, eu tenho mesmo necessidade de ganhar um pouco mais, disse o moço, porém, eu creio na Bíblia e ela diz que o "o homem não viverá só de pão, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus." e se por esta minha convicção tiver de deixar o emprego, deixarei. E não me leve a mal, amigo, mas recuso-me, terminantemente, a realizar o que me pede.

Desapontado, o gerente retirou-se; mas em pouca mais de meia hora estava de volta para dizer ao rapaz:
- Levei sua palavra final ao presidente e ele lhe pede comparecer com a máxima urgência ao seu gabinete.

A essa altura dos acontecimentos, o rapaz saiu resoluto, de cabeça erguida, mas interiormente já contava estar demitido. Contudo, desta vez, enganou-se, porque ao se apresentar diante do presidente foi calorosamente cumprimentado e informado de que acabava de ser promovido a uma função mais importante e sobremaneira mais compensadora, exatamente por haver resistido a provação, coroando-o de êxito por sua fidelidade e confiança nas promessas do Pai celestial.


Image