Reflexão Della Morena (15/01/2021)

A mala da viagem

  • Publicado: Núcleo Digital - 15/01/2021

Conta-se uma fábula sobre um homem que caminhava vacilante pela estrada, levando uma pedra numa das mãos e um tijolo na outra. Nas costas carregava um saco de terra e em volta do peito trazia vinhas penduradas. Sobre a cabeça equilibrava uma pesada abóbora. Pelo caminho, encontrou um transeunte que lhe perguntou:

– Cansado viajante, por que tu carregas essa pedra tão grande?

– É estranho, – respondeu o viajante – mas eu nunca tinha realmente notado que a carregava.


Então, ele jogou a pedra fora e sentiu-se muito melhor. Em seguida, passou um outro transeunte que lhe perguntou:

– Diga-me, cansado viajante, por que carregas essa abóbora tão pesada?

– Estou muito contente que me tenhas feito essa pergunta, disse o viajante – porque eu não havia percebido o que estava fazendo comigo mesmo.


Então, ele jogou a abóbora fora e continuou o seu caminho com passos muito mais leves.

Um por um, os transeuntes foram avisando-o a respeito de suas cargas desnecessárias e ele foi abandonando cada uma delas. Por fim, tornou-se um homem livre e caminhou como tal.


Na verdade, qual era o problema dele? A pedra, a abóbora? Não! Era a falta de consciência da existência delas. Quando as viu como cargas desnecessárias, livrou-se delas bem depressa e passou a sentir-se menos cansado.


Esse é o problema de muitas pessoas. Elas estão carregando cargas sem perceber. Não é de se estranhar que estejam tão cansadas! O que são algumas dessas cargas que pesam na mente de um homem e que roubam as suas energias? São os pensamentos negativos, o culpar e acusar outras pessoas, o permitir que maus pensamentos tomem conta de sua mente, carregar culpas por coisas que não poderiam ter sido evitadas, a auto-piedade, acreditar que não existe uma saída…


Todo mundo tem o seu tipo de carga especial que rouba energia, mas quanto mais cedo começarmos a descarregá-la, mais cedo nos sentiremos melhor e poderemos assim, caminhar mais levemente.


Image