Reflexão Della Morena (24/02/2021)

43 anos após um acidente de avião

  • Publicado: Núcleo Digital - 24/02/2021

Existe a narrativa de um sobrevivente de um trágico acidente de avião e ele conta:
Foram 123 pessoas que morreram, o único passageiro que escapou fui eu e algumas pessoas da tripulação.

Em fevereiro do ano passado, antes da pandemia eu recebi um telefonema de um cara:
- Puxa, Ricardo, fiquei pensando tanto se eu ligava pra você, se eu não ligava...
Me chamo Ricardo, queria falar uma coisa com você que aconteceu na época do seu acidente que eu tenho certeza que você não sabe.
- Cara, mas o que que aconteceu?

Ele falou:
- Pois é, eu conheci duas pessoas que iam pegar o seu vôo e na hora "H" elas não entraram no avião.

Eu falei:
- Mas, como? Como que isso aconteceu?
- Elas estavam em São Paulo, na ponte aérea, porque iam pegar o voo do Rio, o avião saía do Rio, que fazia Rio-Paris-Londres. E lá no balcão da companhia, com a passagem e tudo, eles disseram:
- Olha, infelizmente, vocês não vão poder embarcar nesse avião porque está lotado... Olha, mas como vocês vão para Itália, ele vai fazer uma escala na Espanha, depois para a Itália, para ondes vocês vão, tudo bem?

E elas falaram:
- Tudo bem.
Eu falei:
- Xará, que coisa incrível hein?

Ele falou:
- Pois é, essas duas pessoas , uma era minha tia e a outra era a minha mãe que estava grávida de mim. E ela colocou meu nome de Ricardo em sua homenagem.

Eu fiquei louco e depois eu fiquei mais louco ainda e falei:
- Xará, ainda tem um detalhe... o avião estava lotado e haviam dois lugares do meu lado, os únicos lugares que estavam vagos, eram os dois assentos que estavam do meu lado. E esses assentos provavelmente, eram da sua mãe e da sua tia.

Alguma confusão a companhia fez e falou que o avião estava lotado, mas os lugares delas estavam ali vagos...
E na hora da confusão, na hora que começou a fumaça ali pequena, a reação que eu tive imediata de sair dali e ir pra frente, de repente se sua mãe, se a sua tia estivesse ali do lado, eu não teria tido essa mesma reação, ou talvez por não querer incomodá-las, eu talvez tivesse ficado ali mais uns 30 segundos... e se eu tivesse ficado esse tempo lá, eu não estaria aqui hoje para contar essa história.

E foram 123 pessoas que morreram, o único passageiro que escapou fui eu!!!
Aí eu deixei uma pergunta no ar:
- Gente, isso é o destino? É o acaso? É uma força divina? O que é isso?

Eu tenho uma receita de "bolo" que o principal ingrediente é, não se vitimizar, é claro que a gente tem outros ingredientes para fazer aquele "bolo" bonito: OTIMISMO, BOM HUMOR, EMPATIA, AUTOCONFIANÇA.

E quando você tira aquele "bolo" bonito, ainda coloca uma pitadinha de ousadia, mas o principal para mim, é de você não se vitimizar, parar de se achar um pobre coitado, parar de ficar chorando pelos cantos, parar de achar que o mundo está contra você.

Tem um pensamento que diz: " Nunca se dê por vencido, porque quando você pensa que tudo acabou, é o momento onde tudo recomeça. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima."


Image