RAZÃO E EMOÇÃO

Coração é puro sentimento e o cérebro é morada permanente da razão

  • Publicado: Reflexão Della Morena - 13/02/2020

Ambos são importantíssimos para a nossa organização física, necessitando que, ao agirmos, dosemos bem as nossas ações, dentro das características do sentimento e da razão, num perfeito equilíbrio.

O predomínio do sentimento, mas se descuidando da razão, pode nos levar a sermos vítimas de nossa própria ingenuidade, sem dizer que, esse predomínio pode nos lançar no pantanal do fanatismo.

A razão, por outro lado, quando for a única motivação dos nossos atos, mas desprezando o nosso sentimento, fatalmente nos conduzirá ao materialismo frio e insensível, e muito distante da verdadeira fé.

Por isso, a tão conhecida máxima "orai e vigiai" deveria ser sempre a norteadora de nossa existência, porque traria, com sua prática, o equilíbrio espiritual próprio de quem analisa os fatos à luz da razão, sem esquecer de regar o espírito com a benção da oração, supra-sumo do sentimento de amor e de fé.

Nesta quarta-feira, busquemos reforçar o nosso empenho na busca do equilibro entre o coração e razão, pressuposto básico para uma vida saudável e feliz !!!

Image